Projecto

Inseridos numa sociedade globalizada, pretende-se com este projecto lançar um olhar sobre a importância e a pertinência de hoje, mais do que nunca, fomentar o reconhecimento do Outro em várias situações de diminuição da dignidade Humana. Mais que se marcar o Dia pretende-se que os discentes iniciem, com o seu olhar através de realidades que, uma viagem sobre situações dramáticas que assolam a Humanidade, e que já não se encontram tão distantes geograficamente e que marcam o seu quotidiano. Pretende-se com o projecto, e com a realização de diferentes e diversificadas actividades, que os discentes observem as oportunidades de vivencia familiar, social, afectiva e escolar que outros não possuem.
Partindo de conteúdos programáticos da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, confrontar a mensagem de Esperança aí contida com as realidades vigentes na sociedade actual.
Educar para os valores, formando integralmente os nossos discentes, é um objectivo transversal e multidisciplinar que deve preocupar a acção educativa em sentido amplo e pela qual se procura a aquisição de atitudes de tomada de consciência, participação e acção em relação à realidade.
Por isso o facto de se assinalar diversos Dias Internacionais é um facto que não pode passar despercebido na Escola e nem à disciplina de EMRC na sua vertente de educação para os valores reconhecendo na comemoração destes dias um sentido ético que deve fundamentar e pautar a vivência dos nossos jovens na escola, na sociedade e na família.
Perante o exposto pretende este projecto abarcar a comemoração de vários Dias Internacionais com o objectivo primeiro que trazer ao olhar dos nossos discentes vivências, realidades e testemunhos de situações onde a Solidariedade, os Direitos Humanos e os Valores humanos éticos, sociais e religiosos não estão presentes, ou de algum modo são omissos. Por isso temas como a liberdade, os direitos humanos, a justiça a paz, a verdade, se encontram subjacentes aos trabalhos, debates, visualização de documentários, se constituem como valores e atitudes propostas e em coincidência com uma ética humanista.

As actividades serão realizadas em contexto de sala de aula ou na Biblioteca, rentabilizando as instalações e os recursos materiais e humanos aí existentes, em conformidade com o horário lectivo de EMRC.

Objectivos gerais:

·      Questionar o sentido da realidade e equacionar respostas fundamentais;
·      Promover o pensamento crítico face a situações injustas e conflituosas;
·      Propor soluções fundamentadas para situações onde se manifestem conflitos de vária ordem;
·      Tomar opções fundamentais direccionadas para a realização pessoal;
·      Melhorar as atitudes e comportamentos.
·      Estimular o uso da BE como importante centro de recursos e como local privilegiado de construção e partilha de experiências e saberes.
·      Encorajar os discentes a comprometerem-se para uma luta eficaz na desigualdade social;
·      Ajudar a derrubar estereótipos que existem ainda sobre a pobreza e a exclusão social.